sábado, 29 de janeiro de 2011

Atividades Recreativas

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
ELZE MENDES DE AGUIAR
“Formando com Dignidade e Compromisso”

EDUCAÇÃO CADA VEZ MELHOR, COMPROMISSO DE TODOS NÓS.
“TUDO QUE VOCÊ FAZ DE POSITIVO NA EDUCAÇÃO REFLETE NA SOCIEDADE”... QUALIDADE A SERVIÇO DO ALUNO... UM PROJETO DE TODOS.
ATIVIDADES RECREATIVAS

1. Jogo do Circulo
Duas equipes em colunas se posicionam em um canto da quadra, a frente de cada coluna haverá círculos, no outro lado da quadra haverá um mote de bilhas de papel. Um participante de cada equipe por vez irá atravessar a quadra pulando com os pés juntos dentro dos círculos, chegando do outro lado ele pegará apenas uma bolinha e voltará fazendo zigue-zague entre os círculos, chegando do outro lado dará um tapinha na mão do próximo e esse por sua vez irá fazer o mesmo processo. Casos algum participante pise fora do circulo na ida ou dentro na volta ele deverá voltar ao começo da fila e tentará novamente. No final de 1 minuto quem a equipe que pegar mais bolinhas será a campeã.
Material: Giz, bolinhas de papel ou qualquer outro material semelhante.

2. Gato e Rato
As crianças estarão espalhadas pelo espaço na posição sentada. Haverá um pegador (gato) e um fugitivo (rato). Ao sinal de início do monitor, o rato deve fugir e o gato procurar pegá-lo. O rato pode quando desejar tocar a cabeça de qualquer um que estiver sentado e este será o novo RATO e a criança que era o rato agora se senta. No decorrer da brincadeira aumentar o número de gatos e ratos gradativamente.
Uma variação desta brincadeira é fazer com que a criança (sentada) que for tocada na cabeça, transforme-se em um novo GATO e não um novo rato, como descrito anteriormente. Consequentemente o "antigo" GATO se transforma em RATO.


3. Pega o Rabo do Macaco
Cada criança possuirá um rabinho feito de fita ou papel. Tendo o objetivo de arrancar o rabinho do colega e ao mesmo tempo proteger o seu (dentro de um espaço restrito, como um salão). Não é permitido qualquer tipo de toque, como agarrar partes do corpo do colega, fora o rabinho ou mesmo esconder este com as mãos, no bolso, etc.
A crianças que tiver o seu rabinho pego, formará um círculo para diminuir o espaço dos participantes.
Material: rabinho de fita ou papel.

4. Grupo Músical
Objetivo Geral: Proporcionar formas de aproximar os participantes “quebra o gelo”, promovendo a integração do grupo, através de situações que permitam a troca de olhares, a fala e o toque.
Objetivo Específico: Socialização de grupo, visando o trabalho em grupo.
Conteúdo: Socialização de grupo, integração, coordenação motora, noção de ritmo, atenção, memória.
Recursos: Aparelho de som
Metodologia: O recreador irá tocar uma coletânea de 20 músicas pré-selecionadas, (30 segundos de cada música apenas.) Os participantes divididos em equipes e munidos de uma folha de papel terão que escrever em seqüência o nome do cantor e o nome da música que está tocando.

5. Mina
Objetivo Geral: Acompanhar o desenvolvimento motor dos alunos.
Objetivo Específico: Noção espacial, coordenação motora ampla, força, equilíbrio e agilidade.
Conteúdo: Atividades para sala de Aula.
Recursos: Bambolês, bexigas e barbantes.
Metodologia: Deverão ser formadas equipes (3 a 4 integrantes), todos os membros das equipes receberão bexigas cheias e com um barbante preso, os participantes deverão prender as bexigas (minas) aos pés e ficarão unidos aos companheiros dentro de um bambolê. O jogo consiste em aniquilar as minas inimigas (estourando com os pés as bexigas dos adversários), sem deixar que destruam as de sua equipe. Os participantes que tiverem suas minas explodidas não precisarão sair da atividade. Será vitoriosa a equipe (trio ou quarteto) que conseguir manter o maior número de bexigas presas aos pés.

6. Pac Man
As crianças ocupam linhas (linhas de todas as marcações da quadra. Num determinado espaço. Um aluno é escolhido para ser o Pac Man, que irá perseguir os demais. Ao serem tocados, deverão ficar de cócoras impedindo a passagem dos que continuam. Apenas o Pac Man, poderá pular por cima deles. O Novo Pac Man será a última criança a ser tocada.

7. Basquete Gigante
Quatro crianças em cada lado, uma criança será a cesta, onde as crianças vão jogar, esta cesta será móvel para dificultar. As crianças só vão poder fazer a cesta quando a bola passar por todos da equipe e assim segue a brincadeira, pode-se modificar as regras para ficar mais difícil.

8. Futebol Quatro Apoios
Objetivo Geral: Iniciar os alunos nos esportes
Objetivo específico: incentivar as crianças a gostarem de atividades esportivas e entender as regras do jogo de forma lúdica.
Conteúdo: a brincadeira consiste em ganhar fazendo um gol.
Recursos: bola e objetos que possam demarcar o gol;
Metodologia: divide-se o grupo em times de cinco integrantes, sendo que um ficará no gol. Os alunos devem ficar em posição de quatro apoios e assim se locomover, chutar.

9. Palavra Chave
Objetivos Gerais: agilidade no raciocínio, atenção, rapidez.
Objetivos específicos: Interdisciplinaridade.
Recursos: folhas de papel, canetas, quadro e giz.
Metodologia: equipes de seis integrantes, cada um corre até o papel que está a uns três metros de distância e escreve uma palavra, volta para a coluna e passa a caneta para o próximo da sua coluna, este faz a mesma coisa e assim por diante até que todos tenham escrito a sua palavra, aí a equipe escreve uma frase utilizando todas as palavras.

10. Homem Cola
Objetivos Gerais: Desenvolver a motricidade dos alunos
Objetivos Específicos: Desenvolver a expressão corporal.
Recursos: papel, caneta hidrocor, tesoura.
Metodologia: uma criança será o pegador, a pessoa que ela pegar terá que colar as mãos no chão; o “efeito” da cola passa quando alguém saltar sobre ele.

11. Corrida do Jornal em Dupla
Objetivo: socialização, equilíbrio, agilidade.
Material: jornal, barbante.
Local: fechado/aberto
Formação: um grupo
Organização: em duplas formando duas fileiras, unidos por barbantes nos tornozelos, de posse, cada dupla, de duas folhas de jornal.
Desenvolvimento: após a organização, cada dupla ficará sobre um jornal e colocará outro à frente. Ao segundo momento, o jornal que ficou para trás, para sua frente, repetindo o gesto até que ultrapassem a linha de chegada. Sinal do professor, a dupla passará para o jornal da frente e puxará num segundo momento, o jornal que ficou para trás para frente, repetindo o gesto até que ultrapasse a linha de chegada.

12. Mia, Gato!
Objetivo: interação entre o grupo, percepção, criatividade.
Material: lenço, bengala.
Local: aberto/fechado
Joga – se de pé, fazendo roda de mãos dadas. Vai uma pessoa para o meio com os Olhos vendados, segurando uma bengala, essa pessoa baterão a bengala ou uma varinha numa das pessoas da roda, e diz:
Mia gato
Mia gato.
Essa outra pessoa é obrigada a miar, disfarçando a voz para não ser conhecida.
Se o for, substituía a que está no centro, além de pagar prenda, assim sucessivamente.

13. Atitude Inversa
Objetivo: atenção, raciocínio.
Local: fechado/aberto
Objetivo: coordenação, percepção.
Desenvolvimento: O professor organizará um circulo com todos os alunos, que deverão estar em pé. A ordem é todos estarem atentos às explicações do professor.
Quando o professor disser Cruzar Os Braços, todos os alunos deverão levantá–los e, quando disser Levantar os Braços, todos os alunos deverão cruzá–los.

14. Atravessando o Rio
Forma - se uma fila e dois riscos no chão de 50 cm de distancia que será o rio.
Ao dar o sinal o aluno tenta pular as riscas se conseguir vai para o final da fila se nal conseguir é eliminado.
Quando todos pularem vai aumentando o tamanho das riscas ate que não sobre mais ninguém.
Proporciona uma melhora dos aspectos motores.
Conteúdo: recreativa.

15. Brincadeiras das Cores
Após montar uma roda se coloca seis cartões com cores diferentes.
Chama-se um aluno e fala para olhar e observar bem as cores e logo em seguida colocar uma venda em seus olhos e tirar um cartão enquanto os alunos fazem alguma coisa.
Então o professor tirará a venda e o aluno deverá ver qual cor esta faltando lhe perguntando: - Qual foi o cartão que desapareceu.
E o aluno deverá falar a cor, se acertar irá outro em seu lugar se errar tem uma nova tentativa.
Proporcionando um desenvolvimento cognitivo.
Conteúdo: recreativas.

16. Bandeirinha
Desenvolvimento: Os participantes serão divididos em dois grupos, e cada grupo possuirá uma bandeirinha, que ficará localizada no lado adversário o objetivo é buscar a bandeirinha do adversário sem ser tocado quando passar pelo campo deles e voltar para o campo de origem.
Metodologia: Essa atividade pode ser dada como variação de queimada e busca desenvolver agilidade , estratégia de jogo e atenção.
Recursos: Serão necessário a quadra do colégio e duas bandeirinhas.

17. Coelho e Caçador
Desenvolvimento: Em uma grande roda, formam-se duplas. Um coelho e um caçador. Quando o coelho pegar na mão de um da dupla, o outro virará coelho, sendo pego virará caçador, ou se sair do círculo, também virará caçador. Sempre serão duplas nunca podendo ficar trios.
Variações: A pessoa que estiver no comando da brincadeira poderá dizer também:
Coelhinho sai da toca pela porta da frente;
Coelhinho sai da toca pela porta dos fundos;
Coelhinho sai da toca por cima;
Coelhinho sai da toca por baixo
Toca sai a procura de outro Coelhinho;
Desmancha tudo(Toca e Coelho) e forma tudo outra vez.
Metodologia: Esta atividade trabalhará agilidade, equilíbrio, flexibilidade, velocidade, atenção, interação.
Recursos: Local adequado para efetuar a brincadeira, como a quadra do colégio.

18. Cobra Cega
Formar uma roda. Escolher um aluno que ficará no centro, com os olhos vendados: este será a cobra-cega. Ao sinal, a roda contada gira para a esquerda ou para a direita. Em um dado momento, a roda para. A cobra-cega devera apontar para um dos alunos, que sai da roda e vai para o centro. A cobra-cega poderá tocar no aluno pra tentar adivinhar quem é, se acertar, passará para a roda, vedando os olhos do colega que ficara em seu lugar.

19. Colocar o Rabo no Leão:
Em sala de aula, o professor desenha no quadro um leão sem o rabo, a seguir escolhe um aluno, vedando os seus olhos e ele, com um giz na mão, tentara desenhar o rabo do leão no lugar certo. Os demais poderão ajudar, indicando a direção (para a direita, para a esquerda, para cima e para baixo), o jogo poderá ser realizado entre equipes.

20. Banho de Papel
O aluno irá imaginar que vai tomar banho e para isso usará uma folha de papel amassada como sabonete:
• Fazer o movimento de tirar a roupa;
• Abrir o chuveiro e começar a “Tomar banho”, esfregando as partes do corpo assim:
• O lado de cima da cabeça;
• À parte de trás da cabeça;
• O lado direito da cabeça e a orelha esquerda;
• O lado esquerdo da cabeça e a orelha direita;
• O ombro direito, o lado da frente do tórax, o lado de trás;
• O braço direito pela frente e por trás;
• O braço esquerdo pela frente e por trás.
• Enxugar-se e secar-se, usando o papel desamassado como toalha.

21. Agindo Rápido
Objetivo: Exercitar o potencial criativo e agilidade de raciocínio.
Faixa etária: 10 anos acima
Local: Sala de aula
N. de participantes: 05 a 30
Desenvolvimento: Distribui-se um questionário da jogo para cada participante e solicita para que mantenham o questionário virado para baixo para até o aplicador dar o início.
Utilizando-se de um marcador de tempo qualquer marca-se 05 minutos para a conclusão do questionário.
Após faça a correção do questionário em conjunto.

22. Você é Disciplinado
Objetivo: Aquecer, desenvolver a criatividade, exercitar a percepção.
Faixa etária: 08 anos acima
Local: Sala de aula
N. de participantes: 5 a 30
Desenvolvimento: Distribui-se o questionário do jogo para cada participante, e solicita-se para que mantenha o questionário voltado para baixo para que todos comecem simultaneamente.
Após isso o aplicador utilizando-se de um marcador de tempo qualquer informará que terão apenas 3 minutos para concluirem o questionário.
Correção da atividade explicando a moral do jogo, podendo recompensar o participante que obteve 100%.

23. Teste de Memória
Objetivo: Exercitar a memória e agilidade de raciocínio
Faixa etária: 08 anos acima
Local: sala de aula
N. de participantes: 05 a 30
Desenvolvimento: Com a folha padrão em poder do aplicador, com 6 a 9 quadrículas enumerados seqüencialmente e contendo qualquer desenho ou inscrição em seu interior.
Chame a atenção dos participantes para que terão 30 segundos para visualizar a folha padrão, após isto os participantes trancreverão para suas folhas obedecendo a seqüência os desenhos e inscrições vistas na folha padrão, definindo um tempo máximo de 1 minuto para que isso ocorra.

24. Estátua
O professor pede para que a turma fique dispersa, logo coloca uma música para que todos dancem, quando a música parar (será controlada pelo professor), todos devem ficar em estátua. O professor em frente de algum indivíduo faz brincadeiras mas, sem tocá-lo. Deve conseguir que algum dos alunos se mexa, o que se mexer paga um mico e então sai da brincadeira. O último que permanecer será o vencedor.

25. Rinha de galo
O professor divide a turma em dois grupos com mesmo número de participantes, dispondo-os em fileiras um em frente ao outro, com o espaço de sete passadas. No meio, o professor colocará um objeto. Cada participante será enumerado (as duas fileiras devem ser enumeradas com a mesma seqüência). Todos devem prestar atenção ao comando do professor, que falará um número. Os dois que tiverem esse número se dirige ao objeto com rapidez, quem pegar o objeto deve ter cuidado para que o outro colega não o toque, caso contrário o ponto será da outra equipe. Estipular pontuação, quem fizer mais pontos vencerá.

26. Corre Cutia
Desenvolvimento: Os alunos assentam-se formando uma roda .do lado de fora da roda o professor escolhe um aluno,que fica segurando uma bola ou outro objeto qualquer.
A um sinal do professor, o aluno que esta do lado de fora da roda começa a andar mais de pressa, circulando em roda , para escolher um colega, em que ira colocar a bola.
Enquanto isso os aluno da roda começam a cantar;
Corre cutia
De noite e de dia
De baixo da cama de dona Maria
Eu tenho um cachorrinho
Chamado Totó
Ele pula, ele brinca
Numa perna só
Quando o aluno da roda perceber que a bola esta de traz dele, pegara a bola e saíra correndo,tentando pegar o colega,antes que ele tome seu lugar.Se o aluno conseguir pega-lo,este ira para o centro da roda enquanto as crianças cantam:
Galinha choca
Comeu a minhoca
Saiu pulando feito pipoca.
Se não for pego, o colega reinicia a brincadeira, escolhendo outro colega para colocar a bola.
Recursos: Será utilizado somente uma bola ou um objeto em um local com espaço para que possa ser realizado a brincadeira

27. Barbante Maluco
Desenvolvimento: Na sala de aula , os alunos ficam assentados em suas carteiras,cada fileira formara uma equipe.O professor entrega ao primeiro aluno um rolo de barbante.A um sinal do professor o primeiro aluno de cada equipe de posse do rolo de barbante ficara em pé e passara o barbante pela sua cintura dando três voltas e entregara o rolo ao colega de traz,que fará o mesmo e assim por diante ate chegar ao aluno final.Quando o ultimo aluno da equipe terminar ,começara a desenrolar o barbante da cintura , enrolando-o outra vez no rolo e assim sucessivamente, até chegar de novo ao primeiro aluno.Será vencedor a equipe que entrega primeiro o rolo de barbante novamente enrolado.
Recursos: Nessa brincadeira utilizaremos somente rolos de barbante.

28. Estátua
Material: Bola
Idade: A partir de 06 anos
Objetivo: Coordenação motora, agilidade, atenção.
Desenvolvimento: Todos os jogadores devem estar enumerados e dispostos em círculo sendo que um dos jogadores fica disposto no centro com uma bola. Este jogará a bola para o alto (ou chão) e dirá o número que corresponda a algum dos jogadores. O jogador que foi citado deverá pegar a bola e dizer “estátua”. Feito isso todos os outros jogadores deverão ficar imóveis e o jogador em posse da bola deverá acertar qualquer um dos participantes. Se a pessoa for acertada estará automaticamente eliminada e se o atirador errar também estará eliminado.

29. Segurar as Bolas
Material: Bola
Idade: A partir de 07 anos
Objetivo: Atenção, coordenação motora
Desenvolvimento: Todos os jogadores dispostos em círculo em posse de duas bolas, sendo que o arremessador deve jogar a bola para outro jogador que não deve deixa-la cair no chão. Quem deixar cair a bola, joga-la errado ou passar a bola para uma pessoa que já esteja em posse de outra bola, estará eliminado. Se o nível de dificuldade estiver fraco pode-se aumentar a quantidades de bolas.

30. Pega-Pega de Pares
Material: Não há
Idade: A partir de 06 anos
Objetivo: Cooperação, coordenação motora, agilidade
Desenvolvimento: Jogadores, de mãos dadas e aos pares, dispersos no ambiente, sendo que o jogador que ficar sem par será o perseguidor. O perseguidor tentará segurar alguém para ser seu par, enquanto todos sempre de mãos dadas, tentarão fugir. Quando o perseguidor conseguir seu objetivo, o jogador que ficar sem par correrá em busca de outro parceiro. Assim prossegue sempre o jogo.

31. Último Par Fora
Material: Não há
Idade: A partir de 07 anos
Objetivo: Coordenação motora, agilidade
Desenvolvimento: Jogadores aos pares, formam duas colunas. À frente, a uma distância de cerca de dez metros, é traçada uma linha, onde fica o perseguidor. O perseguidor ao começar o jogo grita: “Ultimo par fora”. Os dois últimos jogadores, um de cada coluna estando separados, partem silenciosamente e passando a frente do perseguidor, um pela direita e outro pela esquerda, experimentam encontrar-se e dar um aperto de mão. Assim que transpuserem a linha, o perseguidor correrá a impedir que os dois se encontrem, bastando para tanto que toquem num deles. Se não conseguir, voltará ao mesmo posto, de onde novamente gritará “Último par fora”. E os dois irão ás respectivas colunas ocupando os primeiros lugares. Quando um dos parceiros for apanhado, este tomará o lugar do perseguidor, que irá com o outro formar o novo para da frente.

32. Ovo Choco
Material: Bola
Idade: A partir de 06 anos
Objetivo: Coordenação motora, agilidade
Desenvolvimento: Jogadores sentados e dispostos em círculo, sendo que um dos participantes deve ficar por fora do círculo em poder de uma bola. Este irá escolher uma pessoa e soltar a bola atrás das costas de algum dos participantes, e correr na mesma direção. O jogador que foi escolhido deverá pegar a bola e perseguir o companheiro tentando acertar a bola em seu corpo antes que ele consiga dar uma volta completa e sentar no local que ficou vago.

33. Corrida Shot-on-run
Material: Seis objetos quaisquer
Idade: A partir de 07 anos
Objetivo: Coordenação motora, agilidade, atenção
Desenvolvimento: Os jogadores divididos em duas colunas com a mesma quantidade de participantes. Numa distância de oito a dez metros serão feitos três círculos no chão (pequenos) para cada coluna. Em cada um dos círculos existirá um objeto. Ao sinal dado, o primeiro jogador de cada coluna deverá sair correndo, apanhar um a um os três objetos e colocar dentro do outro círculo que estará logo a frente da linha de partida. Quando ele colocar o terceiro objeto, ele deverá bater na mão do jogador seguinte e ir para o último lugar da coluna. O jogador seguinte irá correr e colocar novamente os três objetos dentro dos círculos pequenos e assim a brincadeira se desenvolve até todos os jogadores tenham participado. Ganha a equipe que completar o rodízio completo em menor tempo.


34. O Dono da Arena
Material: Não há
Idade: A partir de 07 anos
Objetivo: Agilidade, inteligência, equilíbrio
Desenvolvimento: Traça-se no chão uma circunferência de 1,0 a 1,5m de diâmetro. No centro do círculo ficam dois jogadores, de braços cruzados sobre o peito, apoiando-se somente em um dos pés, deixando o outro joelho flexionado para trás. Dado o sinal, eles começam a pular, empurrando um ao outro com os ombros, a fim de forçar o adversário a sair do círculo ou pisar na linha. A vitória será dada ao competidor que conseguir primeiro realizar o objetivo do jogo.

35. Jogo das Cores
Material: Não há
Idade: A partir de 07 anos
Objetivo: Percepção e atenção
Desenvolvimento: Os jogadores sentados em círculo dentro do ambiente. O chefe da brincadeira pede para que a pessoa indique um objeto da cor que ele indicar. Dirá por exemplo “verde” e conforme a habilidade do grupo concederá poucos segundos para a resposta. O jogador dirá: por exemplo “verde é a blusa de fulano”, o seguinte dirá “verde é a caneta de fulano”, até que alguém erre e saia da brincadeira. Constituirá falta dizer objeto que já tenha sido mencionado, citar uma cor errada, ou demorar muito tempo para responder a pergunta.

36. Minha Tia Voltou de Paris
Material: Não há
Idade: A partir de 10 anos
Objetivo: Memória e atenção
Desenvolvimento: Os jogadores dispostos em círculo. Um ao começar o jogo dirá: “Minha tia voltou de Paris e me trouxe” uma coleção de livros (por exemplo). Um a um os jogadores repetirão a expressão e acrescentando um novo objeto a cada vez, e na mesma ordem do citado anteriormente. O jogador que alterar a ordem ou omitir um dos objetos será desclassificado. Em seguida o jogador que iniciar pode começar com o objeto que quiser. Ganha o jogador que for o último a errar a expressão.

37. Montando Frases
Material: Tiras pequenas de papel
Idade: A partir de 10 anos
Objetivo: Criatividade
Desenvolvimento: São distribuídas para todos os jogadores algumas tiras de papel com algumas letras. Por exemplo: GMDV ou DAMV. Quando os alunos abrirem as tiras deverão montar o mais rápido possível uma frase coerente em que as palavras da frase iniciem com aquelas letras. Ex: GMDV – pode-se escrever “gosto muito de você”. É eliminado o aluno que montar a frase errada ou for o último a entregar a frase concluída.

38. Caçador de Vôlei
Material: Bola de voleibol
Idade: A partir de 11 anos
Objetivo: Agilidade, coordenação motora, atenção
Desenvolvimento: Esta é uma espécie de QUEIMADA ou CAÇADOR adaptado onde ao invés dos alunos segurarem a bola nos braços para não serem eliminados ou “queimados” eles devem fazer elementos do voleibol como toques ou manchetes, quando a bola vier ao seu alcance. O jogador poderá até fugir da bola desde que esteja executando a posição do toque ou manchete quando a bola vier em sua direção. Fica proibido o toque da bola no corpo sem que haja uma ação referente ao voleibol. Quanto aos jogadores que atiram a bola, eles devem fazer sempre imitando uma cortada com a mão espalmada.

39. Pisa no Milho
Objetivo: Socialização, Agilidade e Equilíbrio
Faixa etária: a partir dos 6 anos
Material: bamboles ou cordas
Local: aberto
Número de participantes: acima de 9 pessoas
Desenvolvimento: coloca-se 3 pessoas dentro de um bambole, sendo que todas estarão com uma bexiga presa aos seus calcanhares, e terão que protege-los, não deixando que sejam estourados, vencendo a equipe que perder menos balões.
Variação: pode ser feito com menos pessoas, ou até mesmo de mãos dada.

40. Qual é a Música?
Objetivo: Agilidade, Rasciocio Rápido,
Faixa etária: a partir dos 6 anos
Material: um aparelho de som, vários Cd´s, papel e caneta
Local: fechado ou aberto
Número de participantes: acima de 10, onde havendo a possibilidade de se colocar varias equipes.
Desenvolvimento: Iremos pedir para eles que anotem , de acordo com as musicas que forem tocando, o nome da musica ou a banda que estiver cantando, vencendo aquele que tiver o maior número de acertos.
Variação: dependendo da idade dos participantes, pode ser pedido que apenas completem a música.

41. Revezamento de Objetos
Objetivo: Rapidez e Agilidade
Faixa etária: a partir dos 7 anos
Material: alguns objetos (seja qual for)
Local: aberto
Número de participantes: acima de 15
Desenvolvimento: separa-se em equipes onde de um lado ficaram os participantes e do outro os objetos, quando ordenados, os participantes correram até os objetos e pegaram apenas um, fazendo esse trajeto até que se traga todos até o começo da fila, onde o próximo terá que conduzir os objetos de volta para o local de origem.
Variação: pode variar usando um objeto para não cansar muito a criança.


42. Bom Bom
Objetivo: Agilidade e Cooperativismo
Faixa etária: a partir dos 12 anos
Material: 12 talas de madeiras e 12 tirar de barbantes para amarra as talas e 3 bombons
Local: fechado ou aberto
Número de participantes: 3
Desenvolvimento: pede-se 3 voluntários, onde terão, nas juntas do braço e anti-braços, talas que serão prezas, impossibilitando que o mesmo consiga encostar em seu próprio nariz, sendo assim, coloca-se os 3 bombons em suas frente, onde terão que come-los sem usar de modos que não sejam os das mãos.

43. Handebol Unidos
Objetivo: Agilidade, Socialização e Raciocínio Rápido
Faixa etária: a partir dos 7 anos
Material: bola e tirar de pano
Local: aberto
Número de participantes: de 10 a 16
Desenvolvimento: amarra-se o pé direito com o pé esquerdo de outra pessoa, onde terão que defender as bolas jogadas por outras pessoas.
Variação: pode apenas pedir que segurem nas mãos, ou que os jogadores também segurem na mão de um amigo, formando uma dupla.

44. Salto em Distância
Objetivo: Agilidade e Impulsão
Faixa etária: a partir dos 7 anos
Material: Giz ou algo que marque o chão
Local: aberto
Número de participantes: de 10 a 20
Desenvolvimento: faz-se um risco, onde será a linha de pulo, dali pra frente a pessoa que pular mais longe vence


45. Roleta dos Nomes
Objetivo: Agilidade, Raciocínio Rápido
Faixa etária: a partir dos 8 anos
Material: nenhum
Local: aberto ou fechado
Número de participantes: de 10 a 15
Desenvolvimento: pede-se para que seja formado um circulo, onde 1 das pessoas começará falando um nome, ex: Beto e apontando para uma outra pessoa, onde essa terá que dizer um outro nome terá que conter, a última letra do nome dito pela 1º pessoa, ex: Beto = Osvaldo, e assim sucessivamente.
Variação: podemos colocar nomes de animais

46. Brincando com os Números
Objetivo: Agilidade de Raciocínio
Faixa etária: a partir dos 6 anos
Material: uma bolinha de tenis
Local: aberto ou fechado
Número de participantes: de 10 a 30
Desenvolvimento: separa-se em 2 equipes, onde no meio se colocaria uma bola, e que cada pessoa receberia um número par, em que após feito um calculo pelo professor, ex: 2x2=4, as pessoas que tem o número 4, teriam que correr ate o centro e pegar a bolinha, vencendo assim a equipe que mais vezes pegar a bolinha

47. Bandeirinha
Objetivo: Agilidade de Raciocínio, Socialização
Faixa etária: a partir dos 6 anos
Material: dois objetos, simbolizando uma bandeirinha
Local: aberto
Número de participantes: de 10 a 30 pessoas
Desenvolvimento: separa-se em 2 equipes, onde de cada lado, colocaremos um dos objetos, onde os componentes das equipes terão que tentar invadir o território da outra equipe, e resgatar o objeto, vencendo o que primeiro levar o objeto para a sua equipe

48. Pega Raposa
Objetivo: Agilidade e Raciocínio
Faixa etária: a partir dos 6 anos
Material: nenhum
Local: aberto
Número de participantes: de 12 a 20
Desenvolvimento: forma-se um circulo, onde de 2 em 2, estarão segurando uns as mãos dos outros, onde a raposa tentará pegar o coelho, tendo assim o coelho que segurar na mão de uma pessoa para se livra e o que estiver na ponta desse “trio” passa a ser o coelho.

49. Corrida do Barbante
Objetivo: Agilidade e Coordenação Motora
Faixa etária: a partir dos 6 anos
Material: 2 rolos de barbante
Local: aberto ou fechado
Número de participantes: de 6 a 12
Desenvolvimento: forma-se 2 filas, onde o primeiro passa o barbante 3 vezes em volta de sua cintura e passa pra trás, onde o de trás fará a mesma coisa, até que chegue ao final.

50. Futebol de 4
Objetivo: Agilidade e Resistência
Faixa etária: a partir dos 8 anos
Material: bola
Local: aberto
Número de participantes: de 10 a 12
Desenvolvimento: faríamos um futebol, porém de 4 apoios, ou de 4, onde fica proibido levantar para chutar.

51. Corrida com Obstáculos
Objetivo: Rapidez, Agilidade e Raciocínio
Faixa etária: a partir dos 7 anos
Material: alguns objetos
Local: aberto ou fechado
Número de participantes: acima de 10
Desenvolvimento: separa-se em equipes, onde de um lado ficaram os participantes e do outro os objetos e no trajeto uns cones, formulando um Zigue-Zague, quando ordenados, os participantes correram até os objetos e pegaram apenas um, voltando de ré por entre os cones,fazendo esse trajeto até que se traga todos até o começo da fila, onde o próximo terá que conduzir os objetos de volta para o local de origem

52. Amarelinha Maluca
Objetivo: Agilidade, Raciocínio e Atenção
Faixa etária: a partir dos 6 anos
Material: Giz para desenhar no chão
Local: aberto ou fechado
Número de participantes: de 2 a 8 participantes
Desenvolvimento: faz-se um retângulo, onde será dividido em 3 colunas e 4 fileiras, onde as colunas do meio serão numeradas de 1 a 4, daí a pessoa terá que pular no nº 1 com um pé e depois abrir para pular nas casas ao lado, daí pular de novo no meio para voltar e sair, daí pular no 2, depois nas casinhas laterais depois no 2 de novo, daí volta no 1, daí as laterais, volta no 1 e sai, e assim sucessivamente.

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